Somos Muitas! – Instituto Tomie Ohtake

header 2

ORIENTADORAS

As orientadoras preparam o conteúdo de acesso exclusivo das participantes, que visam ampliar o repertório de conhecimentos, referências e experiências artísticas e culturais das participantes.

ISA MEIRELLES

É uma comunicóloga que transformou a deficiência em provocação. Atua na promoção da acessibilidade como recurso criativo, dirigindo conteúdos digitais para marcas. Atualmente, é professora de Comunicação Inclusiva e Conteúdos Acessíveis na Redesign Academy e colíder da Deficiência Tech, comunidade de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de tecnologia no Brasil.

LUÍLA DE PAULA

É jornalista, carioca, morando atualmente em Maceió (AL). Também é graduada em Letras, profª. Especialista em Educação em Direitos Humanos e Diversidade. Fundadora da Negra-Mina Consultoria em Diversidade e Inclusão atua com Comunicação, Empreendedorismo Social e Cultural. Ativista, atuante em Organizações da Sociedade Civil, defende a ocupação dos espaços de poder observando questões de gênero, raça e classe; contribuindo como membro dos Conselhos Estaduais de Defesa dos Direitos da Mulher (Cedim-AL) e de Promoção da Igualdade Racial (Conepir-AL), além do Fórum da Cultura Afro-Brasileira em Maceió. Feminista Decolonial, se reconhece como Mulher Preta, é Mãe e exercita a Escritoterapia, para além do prazer pelos textos, transformando em uma ferramenta de empoderamento feminino; está sempre em construção.

 

NEON CUNHA

Mulher, negra, ameríndia e transgênera questionadora da branquitude e cisgêneridade tóxicas. 51 anos. Uma das mais reconhecidas vozes da despatologização das identidades trans no Brasil e primeira mulher trans a denunciar violências na OEA (Organização dos Estados Americanos). Integra diversas iniciativas e espaços como ativista independente, dentre elas a Marcha das Mulheres Negras de São Paulo e como patrona da Casa Neon Cunha, espaço de acolhimento LGBTQIA+ do ABC Paulista.

MARÍLIA BONAS

É historiadora, especialista em museologia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Museologia Social pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, em Lisboa, atuando na área há 20 anos. Professora, pesquisadora, gestora cultural e curadora, foi diretora do Museu do Café, do Museu da Imigração e coordenou o Memorial da Resistência de São Paulo. Atualmente é diretora técnica do Museu da Língua Portuguesa e compõe o quadro de diretoras do Conselho Internacional de Museus (ICOM-Brasil).

MIRELLA MARIA

É artista visual, pesquisadora e professora. Graduada em Artes Visuais e mestra em Arte Educação pela Universidade Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Atuou como arte educadora, formadora e consultora em espaços como Museu Afro Brasil, SESC, Instituto Adelina, MASP SP, rede Sparks School (South Africa), Prefeitura Municipal de SP- PMSP. Como artista visual, participou da XII Bienal do Mercosul. Atualmente doutoranda pelo programa de Historia da Arte e Estudos de Genero e Mulheres da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA) e consultora educacional e de politicas de genero. Sua pesquisa é voltada para a produção artística contra-hegemônica, alinhando a epistemologias do Sul Global, questões étnico-raciais/gênero, estudos pós-coloniais.

DANIELE TORRES

É museóloga, pós graduada em história da arte, gestão cultural e comunicação empresarial. Sócia fundadora da Companhia da Cultura, é especialista em leis de incentivo e captação de recursos; atua no mercado cultural há mais de 23 anos e também é sócia do site e escola livre Cultura e Mercado. Já foi gestora de patrocínios de grandes corporações (como a Vale) e atuou também no terceiro setor em institutos empresariais como a Fundação CSN e em ONGs diversas das áreas cultural, social e ambiental. Foi diretora do Instituto AES (2016-18). Palestra por todo o país, faz curadorias de conteúdo e escreve (sobre o tema das leis de incentivo, elaboração de projetos, planejamento estratégico e captação de recursos) para algumas revistas e sites. Atualmente é conselheira consultiva da Comissão de Direito das Artes da OAB-SP, membro do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais e da ABRIG – Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais e é associada ao COREM – Conselho Regional de Museologia e à ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos.

ADRIANA BRANDÃO

É jornalista e especialista em Marketing pela USP/Esalq. Atuou no Núcleo de Comunicação do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, na redação do Observatório do Terceiro Setor, e integrou a equipe de Comunicação da Poiesis. Adriana também participa ativamente como comunicóloga e articuladora de projetos culturais, como a Mostra da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha, Festa Literária de Cidade Tiradentes, e Coletivo Escambinho. Atualmente a jornalista é Assessora de Comunicação na Ação Educativa.